Observatório do Envelhecimento

Recursos

Acesso a informação e bases de dados nacionais e internacionais, que incluam também dados comparativos sobre Portugal, disponíveis para o público ou para a comunidade académica, relacionado com o envelhecimento sociodemográfico nas mais variadas dimensões de análise (indicadores demográficos, redes sociais e familiares, estatuto socioeconómico, saúde e qualidade de vida, atividades sociais, mercado de trabalho, reforma, participação e envelhecimento ativo, valores e atitudes sociais, entre outros temas). Os recursos disponibilizados provêm de plataformas de consulta de dados ou de arquivo de bases de dados produzidos por projetos, assim como de consórcios dedicados ao estudo sobre envelhecimento.

Active Ageing Index - AAI

O Índice de Envelhecimento Ativo é uma ferramenta para medir e mobilizar a contribuição potencial das pessoas mais velhas, proporcionando evidências abrangentes sobre essa contribuição em todos os países da UE. As evidências referem-se ao emprego e as contribuições familiares e sociais não remuneradas, considerando ainda os estilos de vida independentes, saudáveis e seguros. Revela também as diferenças entre os países europeus no que diz respeito às condições que proporcionam no sentido de estimular e consolidar o desenvolvimento do envelhecimento ativo.

Arquivo Português de Informação Social (APIS)

O Arquivo Português de Informação Social (APIS) é uma das componentes do PASSDA (Production and Archive of Social Science Data), que se constitui como uma infraestrutura de recolha, arquivo e disseminação de dados sobre atitudes, valores e comportamentos sociopolíticos. A principal atividade do APIS consiste em assegurar a continuidade do acesso aos dados produzidos pelos projetos de investigação, através de um conjunto de atividades de curadoria, preservação e disseminação, promovendo ao mesmo tempo a visibilidade dos dados e a sua utilização por terceiros para efeitos de análise secundária, consulta pública e uso pedagógico.

Centro Internacional sobre o Envelhecimento (CENIE)

O Centro Internacional sobre o Envelhecimento (CENIE) é a primeira iniciativa promovida pela colaboração entre a Fundación General de la Universidad de Salamanca (ES), a Fundación General del Consejo de Investigaciones Científicas (ES), Universidade do Algarve (PT) e a Direção Geral da Saúde (PT). Promove a investigação e inovação e, sobretudo, procura respostas que permitam uma melhor compreensão do envelhecimento e que contribuam para o objetivo de alcançar uma melhor qualidade de vida para os idosos.

Dados.gov

Dados.gov é o portal de dados abertos da Administração Pública portuguesa. Tem como função agregar, referenciar e alojar dados abertos de diferentes organismos e setores da Administração Pública, constituindo-se como o catálogo central de open data em Portugal. Além de funcionar como um serviço partilhado de alojamento e publicação de dados, que pode ser utilizado por qualquer organismo público, funciona também como um portal indexador de conteúdos alojados noutros portais/catálogos de dados abertos, sejam setoriais (ex. Saúde, Justiça, Ambiente) ou locais (ex. Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Águeda). O dados.gov promove também casos de reutilizações que utilizam dados partilhados públicos, e disponibiliza informação variada sobre o movimento de dados abertos, publicação e reutilização de dados, entre outros.

PASSDA (Production and Archive of Social Science Data)

PASSDA recolhe, analisa e arquiva dados sobre atitudes e comportamentos sócio-políticos, para utilização de toda a comunidade científica interessada. Articula as componentes portuguesas de duas infraestruturas europeias — o European Social Survey-ERIC e o CESSDA-ERIC — e está integrado no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de relevância estratégica da FCT.

PORDATA, Base de Dados de Portugal Contemporâneo

A PORDATA, Base de Dados de Portugal Contemporâneo, dedica-se à recolha, organização, sistematização e divulgação da informação sobre múltiplas áreas da sociedade, para Portugal, municípios e países europeus. As estatísticas divulgadas são provenientes de fontes oficiais e certificadas, com competências de produção de informação nas áreas respectivas. O esforço da Fundação consiste em recolher e organizar a informação disponível, tornando-a o mais possível clara e acessível. Acresce um trabalho importante na informação contextualizadora, a chamada “metainformação”, como parte indissociável dos dados, permitindo a sua adequada interpretação. A Fundação entende que assim presta um serviço público à sociedade portuguesa, a título gratuito e sem qualquer custo para o utilizador.

SHARE (Survey of Health, Ageing and Retirement in Europe)

O SHARE (Survey of Health, Ageing and Retirement in Europe) é um projeto multidisciplinar e multi-nacional que disponibiliza dados sobre a saúde, o estatuto sócio-económico e as redes sociais e familiares de mais de 140.000 indivíduos, com 50 anos ou mais (cerca de 380 mil entrevistas) de 27 países europeus (+ Israel). Os dados recolhidos nas diversas vagas do projeto estão disponíveis para toda a comunidade científica, de forma gratuita.

Serviço Nacional de Saúde - Transparência

Disponibilização de dados sobre indicadores de acesso, eficiência e qualidade dos serviços de saúde, bem como indicadores de morbilidade, farmacológicos e outros.